top of page

SEGUNDA CONCRETA Nº 15 — 25/07/2022


Semana Começando.

Segura Cachorro.

Solta Cabelo.

Sacode Coberta.

Seja Coerente.

Senta Cadeira.

Segura Celular.

Se Concentra.

Segunda Concreta.

Senha Cadastrada.

Somente Comente.

Somos Carentes.

Somos Criativos.

Sempre Concretos.


Esse é o espaço para os POETAS CONCRETOS mostrarem seu trabalho.


Todos que quiserem participar desse caderno, favor contatar Juliano Nunes que é o curador desse espaço.


Apreciem a arte! Comentem!


Luiz Primati


 

POETA CONCRETO

JULIANO NUNES

IG: @lirismoconcreto


Nascido em Belo Horizonte em 16/09/1989. Aos 8 anos descobriu a paixão pela poesia, parou com 16 anos, pois entrou para a área das exatas, também amava matemática. Estudou Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Minas Gerais. Através dela, fez intercâmbio (Programa Ciência sem fronteiras) e morou na Alemanha durante um ano e meio. Ainda durante a universidade foi diagnosticado com transtorno bipolar. Devido a um longo sofrimento, e por tentar aliviá-lo, o seu poeta interno se libertou. Acordou em uma madrugada de terça-feira doido para escrever poemas. Fez e não parou mais. Voltou a fazer poemas líricos, mas dois meses depois já descobriu a sua maior paixão: a poesia concreta.

 

EXCLUA CHEIA DE SI


UM "NÃO" AO SUICÍDIO


 

POETISA CONCRETA

TALITA SANTANA

IG: @talita_tms_design_


Talita de Moura Santana, nasceu em São João do Paraíso, região de Minas Gerais, no dia 27 de junho de 1995. Atualmente mora em Sabará/MG. Sua mãe funcionária pública e seu pai agricultor. Casada com Ito Yogame dos Anjos Mota, principal responsável de encontrar a área que ela ama e está cursando, Design Gráfico na escola de Design UEMG em Belo Horizonte.

 

SEM TÍTULO


SEM TÍTULO


 

POETISA CONCRETA

CLÁUDIA CESCA

IG: @cacaucesca


Cláudia Cesca fez Direito meio torto, até que deu certo para o mínimo sustento material; mas a alma não se sustentou por muito tempo na rotina e começou a ter fome de palavra-arte e ritmo. Cláudia gosta de experimentar a poesia na sua forma expandida, geralmente começa a experimentação com um poema escrito na forma mais conhecida, em um caderno, depois passa para um poema-objeto, após para as telas, acrescenta movimento, etc., tudo fazendo parte de um grande processo de descoberta e criação. Esses poemas representam um pouco de como a poesia transformou a vida dela, fazem parte do que ela chamou de Experimento C, constituindo a espinha dorsal de Cláudia que uma hora entrou em colapso e foi viver um outro mundo livre de regras na escrita, um papel em branco livre. Nesses poemas visuais ela revisita um que abre seu primeiro e ainda único livro, não publicado, mas em vias de e pronto para ser chamado de Luzes-Piloto. É um livro de prosa poética expandida que acompanha diferentes mulheres no centro de São Paulo, o livro narra pequenos encontros de forma a fazer uma brincadeira-séria-escrito-visual de suas vivências nas caminhadas pelo centro expandido.

 

POEMA/EXPERIMENTO C


POEMA/EXPERIMENTO C


 

POETA CONCRETO

MARCELO AVERSA

IG: @marverzza


Marcelo Aversa é poeta por res(ex)istência e por insistência, pesquisador e consultor em políticas de planejamento urbano, de saneamento básico e de meio ambiente. Sem raízes, nasceu em São Paulo em 1971. Formado em Direito pela PUC (São Paulo), deixou de insistir na advocacia. Mestre em Planejamento e Gestão do Território pela UFABC (São Bernardo do Campo), onde cursa atualmente o doutorado, com pesquisa sobre história institucional do saneamento e relações de poder no acesso à água e ao saneamento. Como poeta que está no mundo, poema e poesia é uma autorreflexão que se concretiza entre a palavra, a imagem, o processo, o instante e a antipoesia, entre a vida e a morte. A participação em cursos, como o “Poesia Expandida” da Casa das Rosas em 2019, a participação no Coletivo Bufo (@revistabufo), a publicação em revistas independentes e a veiculação da produção pelo Instagram (@marverzza e @contra.stes.poeticos) vem alegrando as trocas com amigues, poetas e artistas.

 

APEGOAMOR


BOLSONAROMATA


 

POETA CONCRETO

AL-CHAER

IG: @al.chaer


AL-Chaer, nascido em Uberlândia (1963), mora em Goiânia desde 1968. Mestre em Engenharia Civil, professor da PUC Goiás (desde 1989) e UFG (desde 2009). Consultor e projetista de estruturas de Concreto Armado. Poeta desde 1981. Em 2006, lançou o livro “Partitura”. Produz poesia visual desde 2005, divulgada pela internet, em livros didáticos e em participações em mostras nacionais e internacionais.

 

LIBERDADE DE EXPRESSÃO


MEU AMOR: TeU


 

POETISA CONCRETA

MÔNICA VAZ

IG: @monicavazc


Mônica Vaz (Belo Horizonte, 1982) é bacharela em Artes Visuais, com habilitação em Artes Gráficas, pela UFMG (2008). Fez mestrado em Estudos Literários, também na UFMG, onde defendeu, em 2013, a dissertação Poemas em liberdade: Relações entre as linguagens verbal e visual na poesia futurista italiana. É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Arte/UFMG, onde pesquisa imagens de violência de Estado na América do Sul de 1980 ao presente. É artista gráfica e tem interesse pelas relações texto-imagem, arte-política, arte-história. Em sua produção artística, procura tensionar passado e presente, deslocando frases, poemas e imagens para demonstrar como o antes persiste no agora.

 

NUNCA MAIS


ARDE


 

POETA CONCRETO

JOAQUIM BRANCO

IG: @joaquimbra


Joaquim Branco nasceu em Cataguases MG a 25 de maio de 1940. É poeta, crítico e professor de literatura. Autor de vários livros, entre eles: Passagem para a Modernidade, Jogo de palavras, Uma Verde História, Totem e as vanguardas dos anos 60/70. Colaborador em suplementos literários do Jornal do Brasil, O Globo, SLMG-Suplemento Literário do Minas Gerais, Tribuna da Imprensa e outros. Participante de antologias poéticas no Brasil e no exterior. Atuou nos movimentos da Poesia Concreta, Poema-Processo, Arte Postal e outros. Editor de inúmeros jornais literários como O Muro, SLD-Suplemento Literatura Difusão, Totem, Tabu, nas décadas de 1960 e 70.

 

AÇÃO ENTRE AMIGOS


ÉCLOGA


 

POETISA CONCRETA

STELLA MARIA GASPAR

IG: @stella_maria_gaspar


Natural de João Pessoa - Paraíba. Pedagoga. Professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. Mestre em Educação. Doutora em Educação. Pós-doutorado em Educação. Escritora e poetisa. Autora do livro “Um amor em poesias como uma Flor de Lótus”. Autora de livros Técnicos e Didáticos na área das Ciências Humanas. Coautora de várias Antologias. Colunista do Blog da Editora Valleti Books. Colunista da Revista Internacional The Bard. Apaixonada pelas letras e livros encontrou na poesia uma forma de expressar sentimentos. A força do amor e as flores são suas grandes inspirações.

 

CÉU E MAR


 

54 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page