BECO DOS POETAS Nº 122 — 15/10/2025
- Luiz Primati
- há 2 dias
- 8 min de leitura
Grandes textos, grandes poesias! Leiam, comentem, compartilhem!


AUTOR LUIZ PRIMATI
LUIZ PRIMATI é escritor de vários gêneros literários, no entanto, seu primeiro livro foi infantil: "REVOLUÇÃO NA MATA", publicado pela Amazon/2018. Depois escreveu romances, crônicas e contos. Hoje é editor na Valleti Books. Em março de 2023 lançou seu livro de Prosas Poéticas, "Melancolias Outonais" e o romance de suspense "Peter manda lembranças do paraíso" estará disponível em agosto de 2025.
VIDA E MORTE
Sou chama que arde no sopro do vento,
e gelo que esquenta no toque do tempo.
Caminho vivo no corpo cansado,
sou morte que nasce no ser que é amado.
Meu riso é silêncio de quem já partiu,
meu pranto é canção que jamais se ouviu.
No escuro me visto de pura claridade,
na morte descubro vestígios de eternidade.
E assim, entre o nada e o tudo que resta,
sou vida que morre, sou morte que gesta.

AUTORA STELLA GASPAR
STELLA GASPAR é natural de João Pessoa - Paraíba. Pedagoga. Professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. Mestre em Educação. Doutora em Educação. Pós-doutorado em Educação. Escritora e poetisa. Autora do livro “Um amor em poesias como uma Flor de Lótus”. Autora de livros técnicos e didáticos na área das Ciências Humanas. Coautora de várias antologias. Colunista do Blog da Editora Valleti Books. Colunista da Revista Internacional The Bard. Apaixonada pelas letras e livros, encontrou na poesia uma forma de expressar sentimentos. A força do amor e as flores são suas grandes inspirações.
DESILUSÃO
No jardim do meu coração.
Queria rosas a desabrochar.
Mas veio a seca.
E a linda rosa pôs-se a murchar.
Com ela vão-se os sonhos.
O que posso te ofertar?
Se ela se vai, repleta de tristeza?
Ah! Lembro…
Que a luz supera a escuridão.

AUTOR ANDRÉ FERREIRA
ANDRÉ FERREIRA, 46 anos, solteiro, é natural de São Paulo, cidade onde vive até hoje. De religião cristã, André valoriza profundamente os ensinamentos de sua fé. Filho de Elza, uma paulistana determinada, e de Luís, um bon-vivant, André foi criado com amor e sabedoria por sua avó Maria, a melhor das avós. Apaixonado por atividades físicas, André também aprecia uma boa conversa, a leitura de livros enriquecedores, além de se encantar com a arte e a poesia.
A BELEZA DA NATUREZA
A primavera nos revela
a natureza de uma flor
perfumosa que traz
a beleza singela de
uma mulher virtuosa.
E entre as videiras quero
saciar toda a minha sede
de amar e depois que eu
me viciar no seu corpo,
ele não vai parar de
me chamar.
Então vem, se entrega,
não nega esse desejo
excitante que arde
em nós e me pega.
Quero mergulhar no seu
aquário e te sentir e
satisfazer esse desejo
fulminante e após o
amor entre as suas
maçãs, quero dormir.

AUTORA ILZE MATOS
Ilze Maria de Almeida Matos nasceu em Caxias, Maranhão, terra de Gonçalves Dias, e é engenheira agrônoma, ex-bancária e poeta. Atualmente, mora em São Luís do Maranhão. Sempre teve na alma e no coração poesia, música e muitos sonhos. Acredita no amor e nas pessoas, convicta de que tudo pode mudar e de que o amor de Deus transforma vidas. É casada e mãe de três filhos. Sua trajetória começou no Rio de Janeiro, no Parque Guinle, onde, refletindo sobre a vida e observando as pessoas ao seu redor, começou a rabiscar no caderno tudo o que via. Ela é apaixonada pelo mar, pela lua, pelas estrelas, pelas montanhas, pela música e pela dança. Esses elementos são fontes de inspiração constante para sua poesia, e a cada um deles dedica uma admiração profunda. A poesia surge para ela de diversas formas: em conversas, risos e nos momentos do convívio diário, transformando o simples cotidiano em poesia. Gosta de escutar as pessoas e está sempre pronta para oferecer um conselho ou um aconchego a quem se aproxima dela. A escrita é uma forma de expressar os sentimentos guardados em seu coração, e ela vibra quando suas palavras tocam o coração de alguém. Escreve simplesmente para tocar corações. Sempre procurou algo a mais, algo que a tocasse profundamente, e a poesia é o que faz seu coração transbordar de lindos sentimentos, de maneira que todos possam compreender.
AS MUDANÇAS DE UMA TARDE
Assim é o que a vida faz:
agita a gente e faz tudo mudar de repente.
A vida gira o relógio,
e as tardes vão mudando de humor.
De uma incerteza,
tudo fica tão claro
como as águas cristalinas na beira da fonte.
Tudo é pintado tão perfeitamente,
como um quadro
que nos leva de uma travessia a outra,
com leveza,
trazendo felicidade e sossego
para a alma inquieta.
Tantas tardes, todas diferentes…
e chega uma que faz o pôr do sol
se pôr mais delicadamente.
Assim são as diferentes tardes.

AUTORA CÉLIA NUNES
Meu nome é CÉLIA, nasci em 8 de julho de 1961, em Sepetiba, Rio de Janeiro. Sou casada, tenho quatro filhos e oito netos. Sou aposentada como professora do Município de Itaguaí, formada em Letras (Português/Literatura) e pós-graduada em Educação de Jovens e Adultos. Trabalhei por muitos anos com projetos voltados para adultos no período noturno, em escolas infantis e bibliotecas. Foram anos que passaram como um sopro, pois fazia o que me trazia felicidade. Sou membro da Academia Itaguaiense de Letras, ocupando a cadeira número 2, cujo patrono é Machado de Assis. Publiquei os livros Retrato Poético, com poemas para adultos e crianças; Reflexões: 150 dias para mudar a sua vida, inspirado nos 150 salmos da Bíblia; e Quintal da Alma, uma coletânea de poemas e reflexões. Também participei de diversas antologias, coletâneas literárias, feiras literárias, festivais e concursos literários. Minha meta é disseminar a literatura, formar leitores e perpetuar minha escrita.
CAFÉ MATINAL
Tomo o meu café
Olhando pela janela
Gosto de contemplar o céu
Ver as nuvens e admirar
O novo dia nascendo.
Aqui tudo é calmaria
Saio andando pela praça.
Todos em volta dormem.
Entre um gole de café e outro
Sigo olhando a fumaça
Apreciando a quietude do lugar.
Depois é pura algazarra
Crianças brincando
Vida em movimento pulsando
Não é menos belo
É lindo ver também essa rotina
Ela faz bem para a alma e para a retina.
Mas nesse momento
Desfruto da paz de tomar um cafezinho
Ouvindo os barulhinhos do silêncio
Ouvindo a natureza tão bela
Como o canto dos passarinhos.
Ver a vida pulsando
Seja como for
Na agitação da praça ou na paz matinal
Com a infância imperando
A gargalhada fluindo
É muito gratificante, afinal.

AUTORA ZÉLIA OLIVEIRA
Natural de Fortuna/MA, reside em Caxias-MA, desde os 6 anos. É escritora, poetisa, antologista. Pós-graduada em Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Professora da rede pública municipal e estadual. Membro Imortal da Academia Interamericana de Escritores (cadeira 12, patronesse Jane Austen). No coração de Zélia, a poesia ocupa um lugar especial, gosta de escrever, afinal, a poesia traz leveza à vida. Publica no Recanto das Letras, participa com frequência de antologias poéticas, coletâneas, feiras e eventos literários. É organizadora e coautora do livro inspirador "Poetizando na Escola Raimunda Barbosa". Coautora do livro “Versificando a Vida”.
IMPOTÊNCIA
Sinto-me sem forças
Como um navio
Prestes a naufragar.
Sonhos perdidos,
Lutas em vão.
Coração quis recuar.
Sentimento de impotência
Abraçou-me tão forte;
Um mar de decepção,
Energia escassa,
Oceano de lágrimas,
Profundezas de solidão.

AUTOR SIDNEI CAPELLA
Sidnei Capella, natural e residente em São Caetano do Sul — São Paulo, Graduado em Administração. Escrevendo e publicando poesias e contos nos cadernos semanais da Editora Valleti Books. Participou da II copa de poesias da revista Cronópolis, em janeiro de 2022. Escreve textos poéticos, contos e mensagens, grande parte dos seus textos são publicados na página do Instagram que administra. Utiliza a frase criada por ele: “Inspiração me leva a escrever sobre tudo, a inspiração vem de Deus, escrevo para o meu próximo, de modo a despertar sentimentos e mexer com suas emoções.”
MAIS UM DIA DE TRABALHO
No trabalho do dia
Permanece no amor
Que finca no peito
A essência da flor
Nas mãos calejadas
Do peso da enchada
A alma cansada
Seguindo na estrada
E caminha no rumo
Sorrindo e contente
Orando no mundo
Cantando estridente
Se encontra um amigo
Aparta-lhe a mão
E fala pra ele
Segue firme irmão
E No fim da jornada
Ajoelha no chão
O dia acabou
E Profere gratidão.

AUTOR WAGNER PLANAS
Wagner Planas é nascido em 28 de maio de 1972, na Capital Paulista, estado de São Paulo, Membro da A.I.S.L.A — Academia Internacional Sênior de Letras e Artes entre outras academias brasileiras. Membro imortal da ALALS – Academia Letras Arttes Luso-Suíça com sede em Genebra. Eleito Membro Polimata 2023 da Editora Filos; Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Mairinque pelo vereador Edicarlos da Padaria. Certificado do presidente da Câmara Municipal do Oliveira de Azemeis de Portugal. Autor de mais de 120 livros entre diversos temas literários, além de ser participante de 165 Antologias através de seu nome ou de seus heterônimos.
TODOS NÓS SOMOS VENCEDORES
Todos nós somos vencedores,
Quando sorrimos entre dificuldades,
Quando temos fé, onde tem agonia,
Quando vencemos a tristeza com a alegria.
Somos todos vencedores,
Quando mesmo distante, estamos próximos,
Mesmo em meio à destruição, encontramos a paz,
Mesmo quando nos falta o ar, conseguimos respirar.
Somos todos vencedores...
Quando praticamos a caridade,
Mesmo a quem nos pratica a falsidade.
Somos todos vencedores,
Quando mesmo sem esperança de ser feliz,
Não deixamos de amar um só momento.

AUTORA LUCÉLIA SANTOS
LUCÉLIA SANTOS, natural de Itabuna-Bahia, escritora, poetisa, cronista, contista e antologista. Escreve desde os 13 anos. É autora do livro "O Amor vai te abraçar" e coautora em diversas coletâneas poéticas. Seu ponto forte na escrita é falar de amor e escrever poemas e minicontos infantis.
SOMBRA E LUZ
No peito carrega
Felicidade e dor
Comoções e temor
À melancolia se entrega
Quando abre as janelas
Com lágrimas no olhar
Anseia dias melhores chegar
E pelo pôr do sol espera
Seu sorriso nunca se apaga
Um dia é sombra, outro é luz
Sua forte fé a conduz
Clareando sua estrada.

AUTORA SIMONE GONÇALVES
Simone Gonçalves, poetisa/escritora. Colaboradora no Blog da @valletibooks e presidente da Revista Cronópolis, sendo uma das organizadoras da Copa de Poesias. Lançou seu primeiro livro nesse ano de 2022: POESIAS AO LUAR - Confissões para a lua.
SUÉTER AZUL
Teu suéter azul
Veste-te de um fragmento do céu.
No aconchego suave do tecido de algodão
Inspira-me a escrever sobre cada pormenor.
Qual é o efeito desse suéter no teu corpo?
Combinação perfeita de cores
Se encaixa em você e tudo fica harmonioso.
A tua pele, banhada na delicadeza desse azul
Me encanta com um desejo de te tocar
Entre um abraço e um despertar
Sereno e calmo
Como o oceano ao amanhecer.
E na ânsia de desejar-te, te amo.
E te trago até mim
Neste suéter azul encantador.

AUTORA ELOISE JANSEN
Sou ELOISE JANSEN, tenho 10 anos, gosto de dançar balé, estudar, brincar, fazer cálculos e escrever poesias. Tenho uma família linda, pais amorosos e dedicados e um irmãozinho maravilhoso, que é cavalheiro e me faz rir muito. Escrever poesias é uma terapia! Me faz sentir feliz e inspirada. Tenho o sonho de publicar meu livro de poesias.
NA PONTA DO PÉ 🩰
Gira, gira e gira
Com a ponta esticada
Salta e dá um sorriso
Mas não fica cansada.
Leve e flexível
Igual a um cisne no lago
Dançando livremente
E pescoço alongado.
Pernas para o alto
Sem sentir dor
Passos bem bonitos
Fazendo com amor.
Na ponta dos pés
Dança a bailarina
Faz todos os passos
Com bastante disciplina.

AUTORA MARINALVA ALMADA
Marinalva Almada é diplomada em Letras Português/Literatura e com uma pós-graduação em Alfabetização e Letramento pelo CESC/UEMA, encontrei no ensino a oportunidade de semear conhecimento e despertar amor pelas palavras. Sou professora nas redes públicas municipal e estadual. Tenho como missão transformar vidas através da educação e da leitura literária. Deleito-me com a boa música, a poesia, a natureza, os livros e as flores, elementos que refletem em mim uma personalidade multifacetada. Escrevo regularmente no Recanto das Letras, participo com frequência de concursos literários, antologias e feiras literárias. Em 2023 realizei o sonho de publicar pela Valleti Books, o livro Versificando a vida, juntamente com as amigas Cláudia Lima e Zélia Oliveira.
CAXIAS EM CHAMAS
Em Caxias, o peito da idosa chia com a poeira que respirou e com tempo se acumulou.
Em Caxias, o menino alérgico inala a fumaça que o vento espalhou.
Em Caxias, o vento do ventilador sopra um quente vapor, sem aliviar o calor desolador.
Em Caxias, a mulher chia ao tomar banho com água escaldante.
Em Caxias, o homem pisa e ouve o chiado das folhas queimadas pelo fogo que por lá passou.
Em Caxias, o entregador chia sob o sol abrasador.
Em Caxias, haja calor!
Comentários