BECO DOS POETAS Nº 118 — 18/09/2025
- Luiz Primati
- 18 de set.
- 10 min de leitura
Grandes textos, grandes poesias! Leiam, comentem, compartilhem!


AUTOR LUIZ PRIMATI
LUIZ PRIMATI é escritor de vários gêneros literários, no entanto, seu primeiro livro foi infantil: "REVOLUÇÃO NA MATA", publicado pela Amazon/2018. Depois escreveu romances, crônicas e contos. Hoje é editor na Valleti Books. Em março de 2023 lançou seu livro de Prosas Poéticas, "Melancolias Outonais" e o romance de suspense "Peter manda lembranças do paraíso" estará disponível em agosto de 2025.
VAGANDO EM VÃO
Voo no vago, no sopro do corpo,
coração roto, corro corro.
No fundo do poço, o lodo é o dono,
o gosto do choro ecoa de novo.
Partir… foi pouco,
só restou o sopro.
O rosto oculto, o sono morto,
corrói no osso o fado torto.

AUTORA STELLA GASPAR
STELLA GASPAR é natural de João Pessoa - Paraíba. Pedagoga. Professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. Mestre em Educação. Doutora em Educação. Pós-doutorado em Educação. Escritora e poetisa. Autora do livro “Um amor em poesias como uma Flor de Lótus”. Autora de livros Técnicos e Didáticos na área das Ciências Humanas. Coautora de várias Antologias. Colunista do Blog da Editora Valleti Books. Colunista da Revista Internacional The Bard. Apaixonada pelas letras e livros encontrou na poesia uma forma de expressar sentimentos. A força do amor e as flores são suas grandes inspirações.
PARA MINHA FLOR DE LÓTUS
E assim confesso.
Que amo sentir.
O perfume de tua alma.
Que, sob a luz fascinante do sol.
Me deixo levar.
Para a terra dos sonhos.
Posso pensar que todos são como você.
E com a tua beleza caminhar.
Com as confissões de meu coração.
Olho para ti.
Perfumada flor.
Me perfumando.
Eternamente de amor.

AUTOR ANDRÉ FERREIRA
ANDRÉ FERREIRA, 46 anos, solteiro, é natural de São Paulo, cidade onde vive até hoje. De religião cristã, André valoriza profundamente os ensinamentos de sua fé. Filho de Elza, uma paulistana determinada, e de Luís, um bon-vivant, André foi criado com amor e sabedoria por sua avó Maria, a melhor das avós. Apaixonado por atividades físicas, André também aprecia uma boa conversa, a leitura de livros enriquecedores, além de se encantar com a arte e a poesia.
EM CADA DIA UM RECOMEÇO
No mundo tereis aflição e
em cada queda é preciso
ter determinação para
seguir em frente e
buscar a redenção,
por isso, eu cultivo
a esperança no
meu coração.
Sei que o ciclo da vida
começa no nascimento,
onde iniciamos um
caminho de aprendizado
e em algum momento
vamos encontrar
o sofrimento.
Mas é preciso ter coragem
para despertar e deixar
de lado o medo para
enfrentar a vida
que em cada
lindo amanhecer
vem nos confrontar.
Então vamos com um sorriso
e com o coração aberto
lutando e aprendendo
com os nossos
próprios erros,
vamos enfrentar
a dor e esse
tempo no
deserto.
Mas um novo dia vem
ao amanhecer e Deus
nos dá uma nova
chance para viver
basta a gente crer
nele, confiar
e obedecer.
Portanto, faça uma aliança
com Deus e recomece
porque ele te dará
coragem e confiança
para enfrentar a vida
que resplandece.

AUTORA ILZE MATOS
Ilze Maria de Almeida Matos nasceu em Caxias, Maranhão, terra de Gonçalves Dias, e é engenheira agrônoma, ex-bancária e poeta. Atualmente, mora em São Luís do Maranhão. Sempre teve na alma e no coração poesia, música e muitos sonhos. Acredita no amor e nas pessoas, convicta de que tudo pode mudar e de que o amor de Deus transforma vidas. É casada e mãe de três filhos. Sua trajetória começou no Rio de Janeiro, no Parque Guinle, onde, refletindo sobre a vida e observando as pessoas ao seu redor, começou a rabiscar no caderno tudo o que via. Ela é apaixonada pelo mar, pela lua, pelas estrelas, pelas montanhas, pela música e pela dança. Esses elementos são fontes de inspiração constante para sua poesia, e a cada um deles dedica uma admiração profunda. A poesia surge para ela de diversas formas: em conversas, risos e nos momentos do convívio diário, transformando o simples cotidiano em poesia. Gosta de escutar as pessoas e está sempre pronta para oferecer um conselho ou um aconchego a quem se aproxima dela. A escrita é uma forma de expressar os sentimentos guardados em seu coração, e ela vibra quando suas palavras tocam o coração de alguém. Escreve simplesmente para tocar corações. Sempre procurou algo a mais, algo que a tocasse profundamente, e a poesia é o que faz seu coração transbordar de lindos sentimentos, de maneira que todos possam compreender.
A ARTE DO AMOR
O amor é essa arte ilimitada,
sem medida, sem barreiras,
indo sempre em frente,
sonhando com todas as cores que usamos
para pintar um quadro rumo à felicidade.
Seguimos sorrindo, sonhando, amando,
desenhando o amor no mar, na lua,
juntando estrelas e fazendo linda arte
com a palavra amor.
Se pudesse dançar no céu,
com chapéu e o amor de mel,
dançaria como nunca antes,
contando histórias de amor,
desenhando cada imagem no papel
com pincel azul do céu,
sorrindo alegre, brincando…
assistindo, criando teatro e fazendo arte com cada imagem sua.
O amor é a grande arte da vida,
talvez a mais importante de todas.
Ele nos faz sonhar, realizar sonhos imaginários,
e eu poderia escrever eternamente,
porque amo o amor.
Ele vive dos sonhos mais lindos,
faz sonhar com as mais belas canções,
mesmo que não se realizem.
O amor sempre será o amor.

AUTORA CÉLIA NUNES
Meu nome é CÉLIA, nasci em 8 de julho de 1961, em Sepetiba, Rio de Janeiro. Sou casada, tenho quatro filhos e oito netos. Sou aposentada como professora do Município de Itaguaí, formada em Letras (Português/Literatura) e pós-graduada em Educação de Jovens e Adultos. Trabalhei por muitos anos com projetos voltados para adultos no período noturno, em escolas infantis e bibliotecas. Foram anos que passaram como um sopro, pois fazia o que me trazia felicidade. Sou membro da Academia Itaguaiense de Letras, ocupando a cadeira número 2, cujo patrono é Machado de Assis. Publiquei os livros Retrato Poético, com poemas para adultos e crianças; Reflexões: 150 dias para mudar a sua vida, inspirado nos 150 salmos da Bíblia; e Quintal da Alma, uma coletânea de poemas e reflexões. Também participei de diversas antologias, coletâneas literárias, feiras literárias, festivais e concursos literários. Minha meta é disseminar a literatura, formar leitores e perpetuar minha escrita.
SEGREDO
Nada há de tão oculto
Que nunca seja revelado
Parecia tudo muito escondido
Mas um dia a casa caiu
Como um castelo de areia ruiu
Não entendi
Não visualizei
Esse futuro tão próximo
Batendo à minha porta.
As consequências vieram
Como sofri!
Mas o importante é que emoções
Eu vivi
Venci o tabu
Uma porta para o novo se abriu.
Fui amada
Amei também
Da realidade fugi
E tudo ficou aberto no baú
Em um universo azul
Espalhado como o canto do uirapuru.

AUTORA ZÉLIA OLIVEIRA
Natural de Fortuna/MA, reside em Caxias-MA, desde os 6 anos. É escritora, poetisa, antologista. Pós-graduada em Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Professora da rede pública municipal e estadual. Membro Imortal da Academia Interamericana de Escritores (cadeira 12, patronesse Jane Austen). No coração de Zélia, a poesia ocupa um lugar especial, gosta de escrever, afinal, a poesia traz leveza à vida. Publica no Recanto das Letras, participa com frequência de antologias poéticas, coletâneas, feiras e eventos literários. É organizadora e coautora do livro inspirador "Poetizando na Escola Raimunda Barbosa". Coautora do livro “Versificando a Vida”.
O NÓ
Como dói
Quando o nó é rompido,
É um sentimento incontido;
O corpo expele gemido.
Um oceano de tristeza
Avalancha o coração,
A vida perde a beleza,
A solidão a espreita,
Abraça o peito,
Envolto em frieza.

AUTORA ELOISE JANSEN
Sou ELOISE JANSEN, tenho 10 anos, gosto de dançar balé, estudar, brincar, fazer cálculos e escrever poesias. Tenho uma família linda, pais amorosos e dedicados e um irmãozinho maravilhoso, que é cavalheiro e me faz rir muito. Escrever poesias é uma terapia! Me faz sentir feliz e inspirada. Tenho o sonho de publicar meu livro de poesias.
ESCOLA
A professora ensina
A ler e escrever
Aprendo matemática
Não posso esquecer!
Na hora do intervalo
Os colegas vão lanchar
E por trinta minutinhos
Alguns vão brincar.
Na hora de ir pra casa
Minha mãe vem me buscar
Me despeço dos amigos
E no carro vou entrar.
Chegando em casa
Vou fazer minhas atividades
Respondo bem certinho
Com muita criatividade.
Quando são oito horas
Tenho que ir dormir
De manhã acordar cedo
Para minha escola ir.

AUTORA MARINALVA ALMADA
Marinalva Almada é diplomada em Letras Português/Literatura e com uma pós-graduação em Alfabetização e Letramento pelo CESC/UEMA, encontrei no ensino a oportunidade de semear conhecimento e despertar amor pelas palavras. Sou professora nas redes públicas municipal e estadual. Tenho como missão transformar vidas através da educação e da leitura literária. Deleito-me com a boa música, a poesia, a natureza, os livros e as flores, elementos que refletem em mim uma personalidade multifacetada. Escrevo regularmente no Recanto das Letras, participo com frequência de concursos literários, antologias e feiras literárias. Em 2023 realizei o sonho de publicar pela Valleti Books, o livro Versificando a vida, juntamente com as amigas Cláudia Lima e Zélia Oliveira.
PRESERVAR É PRECISO
Muitas vezes nos acostumamos com as coisas ruins que acontecem ao nosso redor, como a poluição, as queimadas, o desmatamento e a devastação.
No entanto, isso não significa que devemos aceitar essas coisas como normais. É importante lutarmos pela natureza, que é preciosa, e que devemos fazer o possível para protegê-la, preservá-la e defendê-la.
"A gente se acostuma, mas não devia" é um lembrete de que devemos estar sempre alerta e conscientes das consequências de nossas ações e do impacto que elas têm no meio ambiente.
Devemos batalhar incansavelmente para preservar a natureza e garantir um futuro melhor para as gerações futuras.
O que podemos fazer para mudar essa situação e proteger o nosso meio ambiente?

AUTOR SIDNEI CAPELLA
Sidnei Capella, natural e residente em São Caetano do Sul — São Paulo, Graduado em Administração. Escrevendo e publicando poesias e contos nos cadernos semanais da Editora Valleti Books. Participou da II copa de poesias da revista Cronópolis, em janeiro de 2022. Escreve textos poéticos, contos e mensagens, grande parte dos seus textos são publicados na página do Instagram que administra. Utiliza a frase criada por ele: “Inspiração me leva a escrever sobre tudo, a inspiração vem de Deus, escrevo para o meu próximo, de modo a despertar sentimentos e mexer com suas emoções.”
POESIA
Assim nasce a poesia…
Sentado contemplando o mar;
contemplando as estrelas;
contemplando o azul do céu.
Assim nasce a poesia…
Andando no jardim,
desfrutando do verde da natureza.
Assim nasce a poesia…
No meio ao turbilhão de acontecimentos;
nas tempestades torrenciais dos tropeços da vida.
Assim nasce a poesia…
No caminhar e em tudo que nos cerca.
No dia; na noite.
Assim nasce a poesia…
E assim deixa a poesia nascer…
Nascer na leitura, nascer na escrita.
E seguir sorrindo, chorando!
Emocionando-se com a poesia.

AUTOR LUIZ FELIPE AMIL
Luiz Felipe de Lima mais conhecido por Luiz Felipe Amil nasceu no dia 22 de abril de 2005, é um escritor natural da cidade de Santarém no estado do Pará. No ano de 2022, Luiz Felipe participou de uma Antologia Poética de sua cidade chamada TERCEIRO ENCONTRO, daí Luiz passou a escrever seus próprios livros e à colocá-los pra fora da gaveta. Ele é o autor dos livros ÉBRIO DE TANTA POESIA (Kindle, 2023) e CHUVAS DE INSPIRAÇÃO (Kindle, 2023). Conhecido por escrever sonetos clássicos, contos, crônicas, seu estilo contemporâneo varia entre o clássico e o verso livre. É membro de duas academias literárias: Academia de Letras, Ciências e Artes da Amazônia Brasileira (ALCAAB) cadeira número 37 do patrono Olavo Bilac, e da Academia Internacional de Literatura Brasileira.
SOBRE TUDO O QUE PENSO
Não vou dizer, tudo o que estou à pensar
Tenho meus desejos, sonhos e promessas
Que me fiz para o tempo sem às pressas
Cumprir o que escolhi seguir e plantar.
Vou deixar a lua me banhar, vou poetizar
O que eu quero seguir, menos conversas
Mais amor próprio no que se expressas,
Meu olhar falará o que tenho a carregar.
Por dentro choro, espero tudo isso mudar
Vou enraizar os meus pés retos no chão
Vou me centrar, tenho muito o que ajustar.
Sobre tudo o que eu estou à pensar
Convém eu expor numa bela oração
Fragmentos de minha alma a se juntar.

AUTOR WAGNER PLANAS
Wagner Planas é nascido em 28 de maio de 1972, na Capital Paulista, estado de São Paulo, Membro da A.I.S.L.A — Academia Internacional Sênior de Letras e Artes entre outras academias brasileiras. Membro imortal da ALALS – Academia Letras Arttes Luso-Suíça com sede em Genebra. Eleito Membro Polimata 2023 da Editora Filos; Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Mairinque pelo vereador Edicarlos da Padaria. Certificado do presidente da Câmara Municipal do Oliveira de Azemeis de Portugal. Autor de mais de 120 livros entre diversos temas literários, além de ser participante de 165 Antologias através de seu nome ou de seus heterônimos.
ATRÁS DA TELA
Atrás da Tela,
De um celular, ou computador,
Eu procuro uma dama bela,
Para entregar meu amor.
Sonhos e desejos,
Misturam-se com palavras escritas,
Mensagens benditas,
Que buscam mais que beijos
Palavras e fotografias,
Algumas com erros de grafias,
Tanto quanto os corações errantes...
Nos magoamos e seguimos adiante,
Na tentativa da felicidade,
Independente da idade.

AUTORA LILA LEITE
ELIANA ROCHA, da cidade de Brumado, interior da Bahia. Licenciada em Letras Vernáculas pela UNEB - Universidade do Estado da Bahia; Pós-graduada em Psicopedagogia, pela FACINTER - Faculdade Internacional de Curitiba. Professora aposentada, atualmente Coordenadora da Escola Particular "O Pequeno Príncipe" - Brumado.
AMAR ALÉM DO NORMAL
A arte adorável de te amar mesmo sem te avistar é a parte que faz minha alma se acalmar.
Aperta o peito, mas afasta o trauma
Me agrada acreditar que em algum lugar meu amor possa te alcançar.
Pois a vida sem você, é difícil de aceitar. Mas a vontade de te amar assim, sempre será.
Porque amar além do normal
É amor sem nenhum mal.

AUTOR WALTER BERG
Valter Alves da Silva, nasceu em São João do Sóter em 15 de setembro de 1976, adotou como pseudônimo literário (WALTER BERG), é o quinto filho de Francisco da Silva e Rosa Alves da Silva, Maranhense, natural de São João do Sóter, antes município de Caxias–MA, hoje cidade emancipada. Avô de Luís Augusto, pai de Anny Rose Lima da Silva, Antonia Mariely Almada da Silva, Juan Gabriel Almada da Silva, casado com a poetisa professora Marinalva da Silva Almada, com quem tece um poema romântico há 24 anos. É professor de Língua Portuguesa e Literatura e Língua Espanhola-SEDUC-MA, Gestor escolar adjunto da U.I.M. Raimundo Severo Magalhães, povoado Pedras, no município de São João do Sóter-MA. É Mestre em Educação, poeta contemporâneo com formação e Letras, Português e Literatura, é Superior Tecnólogo em Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, especialista em Educação do Campo-UEMA e Metodologia do Ensino de Língua Espanhola FCT-BAHIA, Administração, Supervisão, Inspeção e coordenação do Trabalho Pedagógico pela FAVENI e Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela FACULDADE CONEXÃO. Acadêmico de Enfermagem-Anhanguera. Tem textos publicados no site Recanto das Letras. Vencedor do prêmio NOVOS POETAS 2017 da Editora Vivara. Coautor em várias Antologias, “Essência Poética 2018, "Universo da Poesia e Poetas Seguidores", volume II, 1ª ed. da Editora: Compose Edições Literárias, 2019 e suas mais recentes publicações estão reunidas em um capítulo de "Um sonho de todos" Vol. V, antologia poética. Compose Edições Literárias, 2021.
VENTO DA ESPERANÇA
Despede-se e vai!
Sua hora chegou.
Já murcha, seu vigor passou.
Desce e vai servir.
Nutrir raízes.
Já, já vou florir e semear.
Cá, fico esperançosa,
pegando vento e calor,
preparando-me para uma nova folhagem.




Comentários