top of page
Foto do escritorLuiz Primati

REFLEXÕES Nº 134 — 14/09/2024

Máquina de escrever antiga
Imagem criada com a ferramenta de IA Midjourney

 

AUTOR LUIZ PRIMATI


LUIZ PRIMATI é escritor de vários gêneros literários, no entanto, seu primeiro livro foi infantil: "REVOLUÇÃO NA MATA", publicado pela Amazon/2018. Depois escreveu romances, crônicas e contos. Hoje é editor na Valleti Books. Em março lançou seu livro de Prosas Poéticas, "Melancolias Outonais" e o romance de suspense "Peter manda lembranças do paraíso" estará disponível em julho de 2024.

 

VALORES INVERTIDOS

"A prisão de Deolane Bezerra, renomada advogada e influenciadora digital, abalou profundamente o Brasil no início de setembro de 2024. Em uma operação devastadora contra lavagem de dinheiro e jogos ilegais, Deolane e sua mãe, Solange Bezerra, foram detidas em Recife. A decisão de revogar sua prisão domiciliar, após o descumprimento de medidas judiciais, resultou em sua transferência para a Colônia Penal Feminina de Buíque, Pernambuco. As investigações revelam que a quadrilha da qual ela integra movimentava impressionantes R$ 3 bilhões de forma ilícita. REVISTA ISTO É".


Nos últimos dias, essa notícia tem chocado inúmeras pessoas. Mas por que digo "algumas pessoas"? Porque Deolane, com mais de 20 milhões de seguidores, possui uma legião que acredita na injustiça de sua prisão. Quando foi presa, conseguiu um habeas corpus que a impedia de usar as redes sociais. Em vez de respeitar a decisão judicial, ela usou sua voz poderosa para clamar injustiça, expondo ao mundo o tratamento cruel do sistema judiciário e prisional. Esse ato de rebeldia a levou de volta às celas, isolada no interior de Pernambuco.


Durante o breve período em que esteve com o habeas corpus revogado, Deolane se tornou um ícone inusitado. Fãs ansiosos tentavam tirar selfies com ela, desejando compartilhar esse momento em suas redes sociais. Até mesmo funcionários do poder judiciário se rendeu à tentação de posar ao lado da influenciadora. Isso me fez refletir profundamente: o que está acontecendo com nossa sociedade?


Como podemos permitir que uma criminosa, acusada de estelionato e responsável por desviar bilhões das pessoas, seja reverenciada dessa forma? Se Deolane foi presa, é porque cometeu atos graves. Então, por que tantas pessoas a defendem e a idolatram? Estamos perdendo nossa essência?


Vivemos em uma era onde condenados emergem das prisões para se tornarem candidatos e vencerem eleições, onde criminosos são ovacionados pelo povo, e pessoas de bem são silenciadas. Aonde estamos caminhando? Meu medo é que essa decadência moral se aprofunde, enquanto assistimos passivamente, como se estivéssemos assistindo a um incêndio e aplaudindo o fogo que consome nossa sociedade.


É hora de acordarmos e repensarmos nossas atitudes. Precisamos reavaliar nossos verdadeiros valores e decidir que legado queremos deixar para nossos filhos e netos. Com valores distorcidos, que futuro nos aguarda? Se não agirmos agora, nossos descendentes serão forçados a lutar por seus próprios valores ou aceitar uma sociedade onde os princípios estão invertidos, acreditando que isso é o mais correto. Que Deus tenha pena de nós se não mudarmos esse rumo.


Vamos nos unir, refletir e agir. O futuro de nossa sociedade depende das escolhas que fazemos hoje. As eleições municipais estão chegando. Pense bem em quem depositará a sua confiança.


 

AUTORA ZÉLIA OLIVEIRA


ZÉLIA OLIVEIRA é natural de Fortuna/MA, reside em Caxias-MA, desde os 6 anos. É escritora, poetisa, antologista. Pós-graduada em Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Professora da rede pública municipal e estadual. Membro Imortal da Academia Interamericana de Escritores (cadeira 12, patronesse Jane Austen). No coração de Zélia, a poesia ocupa um lugar especial, gosta de escrever, afinal, a poesia traz leveza à vida. Publica no Recanto das Letras, participa com frequência de antologias poéticas, coletâneas, feiras e eventos literários. É organizadora e coautora do livro inspirador "Poetizando na Escola Raimunda Barbosa". Coautora do livro “Versificando a Vida”.

 

QUEM CUIDA DE VOCÊ?


Servir,

Doar-se.

Como diz a Bíblia, "há mais felicidade em dar ..."

Sim, é gratificante, você pode comprovar!


Doação

Em prol dos pais, filhos.

Você faz de coração

Por amor.

Anos a fio de intensa dedicação,

Árdua jornada

Depois de longo tempo

A alma está exausta.


Mesmo com toda abnegação

Nunca é suficiente

Sempre exigem mais...


Sempre cuidando dos outros.

E quem cuida de você?


Alma faminta de atenção,

Sedenta de compreensão,

Perdida nos labirintos da solidão.


Sentimentos reprimidos,

Versejar sofrido,

O peito flameja em dor,

Anseia compreensão e amor.


E assim, exaurida,

Vejo a vida fenecendo...

Quem cuidará de você?


 

AUTORA LUCÉLIA SANTOS


LUCÉLIA SANTOS, natural de Itabuna-Bahia, escritora, poetisa, cronista e contista e antologista. Escreve desde os 13 anos. É autora do livro "O Amor vai te abraçar" e coautora em diversas coletâneas poéticas. Seu ponto forte na escrita é falar de amor e escreve poemas e minicontos infantis.

 

SONHOS AO LUAR


Noite melancólica me abraça

Angústia que aperta, não passa

Silêncio que intimida...

Sentimentos que não se explicam.


Encanta-me o magnífico luar

Entre as estrelas a se revelar

Pássaros da noite cantam

Amantes da noite se levantam.


Sonho acordada sem sentir

Por favor, deixe-me aqui!

A lua, segredos, me entrega…

Aqui estou, à sua espera.

 

AUTORA STELLA_GASPAR


Natural de João Pessoa - Paraíba. Pedagoga. Professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. Mestre em Educação. Doutora em Educação. Pós-doutorado em Educação. Escritora e poetisa. Autora do livro “Um amor em poesias como uma Flor de Lótus”. Autora de livros Técnicos e Didáticos na área das Ciências Humanas. Coautora de várias Antologias. Colunista do Blog da Editora Valleti Books. Colunista da Revista Internacional The Bard. Apaixonada pelas letras e livros encontrou na poesia uma forma de expressar sentimentos. A força do amor e as flores são suas grandes inspirações.

 

PÉTALAS EMOCIONAIS


O nosso corpo, a nossa mente, tudo em movimento, no nosso eterno mundo interior. Um interior leve ou perturbado, com nossos esforços para, de todas as maneiras possíveis, nos libertarmos.


É preciso, que o nosso mundo particular, se torne anfitrião, de serenidades, como as infinitas pétalas das flores, com o sol as embelezando e os ventos as fazendo dançar e assim, poder dançar com as estrelas.


A nossa mente é o tempo, passado, presente, futuro, tudo em união; pois o que sou, agora, antes fui, o que serei está no meu tempo de hoje. Somos ações e emoções. Derrube as barreiras, que te impedem a ser leve como as pétalas, fluindo no ar em círculos ou como desejar. Sutilmente, as nossas emoções são inseparáveis de nós, elas crescem ou explodem, a partir de nossas linguagens sentimentais.


Sentimos, e de repente não nos contemos e revelamos o nosso jeito de estar, pois o nosso intrínseco, dependendo da força emocional, ele é revelador de segredos guardados. E nada é tão importante do que o que temos, ser somente do nosso domínio.


Mas, se existir o controle emocional, podemos transbordar abundantemente vida, luz e amor. Saber ser pétalas emocionais é possuir um verdadeiro conhecimento, fazendo de você, um autêntico, buscador de verdades.


E um dia, você se torna pétala de suas verdadeiras emoções, com um estado de consciência, abrindo portas, deixando entrar as deslumbrantes emoções, e como uma borboleta em uma flor, poderá perceber a beleza do encontro.


Procure, a cada momento, desenvolver conhecimentos, alimentando sua cognição e emoção. Sócrates disse; “só sei que nada sei.” E naquele dia ele se tornou o homem mais sábio que o Ocidente já conheceu.

 

AUTOR ANDRÉ FERREIRA


ANDRÉ FERREIRA, 46 anos, solteiro, é natural de São Paulo, cidade onde vive até hoje. De religião cristã, André valoriza profundamente os ensinamentos de sua fé. Filho de Elza, uma paulistana determinada, e de Luís, um bon-vivant, André foi criado com amor e sabedoria por sua avó Maria, a melhor das avós. Apaixonado por atividades físicas, André também aprecia uma boa conversa, a leitura de livros enriquecedores, além de se encantar com a arte e a poesia.

 

O BRASIL REAL


No crivo da notícia

na telinha da TV.

o “Bora Brasil”

traz uma notícia urgente

de um grave acidente

na “Rodovia Régis Bittencourt”

que está deixando

as ruas da Cidade

de São Paulo

com um trânsito

caótico em plena

manhã de segunda feira,

infelizmente um caminhão frigorífico tombou

no meio da estrada.


Dessa forma populares

se aproximaram

do caminhão,

mas não se preocuparam

com o estado

físico do motorista

que está preso

entre as ferragens,

mas ninguém se comoveu

com aquela triste imagem

por que naquele instante

o povo só queria

levar vantagem

e como o Brasil

não é para amadores,

cidadãos de bem

se revelam saqueadores

e se juntaram

com aquela corja

de salteadores

e começaram a esvaziar

o frigorífico do caminhão

e sem se comover

com aquela triste situação,

e a população seguiu

com a sua ambição,

e se justificando

diziam que roubavam

pela falta de pão.


E infelizmente este

é o Brasil real,

é o Brasil do

jeitinho brasileiro,

é o Brasil da lei de Gerson,

é o Brasil que cobra

honestidade dos políticos,

mas se for para levar

vantagem se corrompe,

enfim, com o caminhão

tombado tudo que tinha

dentro foi saqueado

e o motorista foi

deixado de lado,

e com a chegada

do Samu teve o seu

óbito constatado,

por um soldado

do corpo de bombeiros

que ficou indignado

com a frieza

daquela comunidade,

que diante daquela

triste realidade

não demonstrou

um pingo de piedade

e a pergunta que fica

é onde vai parar

a nossa humanidade.


 

AUTORA SIMONE GONÇALVES


Simone Gonçalves, poetisa/escritora. Colaboradora no Blog da @valletibooks e presidente da Revista Cronópolis, sendo uma das organizadoras da Copa de Poesias. Lançou seu primeiro livro nesse ano de 2022: POESIAS AO LUAR - Confissões para a lua.

 

CANÇÃO DO MAR


Suas ondas chegam.

De mansinho, ao amanhecer.

Na calma que desperta nos primeiros raios de sol...

Trazem a paz e beijam meus pés.

Cansados pela caminhada da vida...

Sou tomada por um misto de sentimentos,

Que trago no peito, junto da esperança.

Amor, saudade... medo.

Nem sei ao menos como evitar as lágrimas.

Pois, até mesmo a esperança está vazia.

Então... vou caminhando e deixando as ondas

Tomarem conta das minhas pegadas.

Já nem percebo as horas passando...

Fim do dia, ondas fortes.

Agora querem levar minha tristeza embora.

Que bom! Vou descansar ouvindo a canção do mar...


 

AUTORA MARINALVA ALMADA


Marinalva Almada é diplomada em Letras Português/Literatura e com uma pós-graduação em Alfabetização e Letramento pelo CESC/UEMA, encontrei no ensino a oportunidade de semear conhecimento e despertar amor pelas palavras. Sou professora nas redes públicas municipal e estadual. Tenho como missão transformar vidas através da educação e da leitura literária. Deleito-me com a boa música, a poesia, a natureza, os livros e as flores, elementos que refletem em mim uma personalidade multifacetada. Escrevo regularmente no Recanto das Letras, participo com frequência de concursos literários, antologias e feiras literárias. Em 2023 realizei o sonho de publicar pela Valleti Books, o livro Versificando a vida, juntamente com as amigas Cláudia Lima e Zélia Oliveira.

 

SONHOS DE TODOS


Numa certa noite eu tive um longo sonho.


Sonhei que o mundo estava se tornando cada vez melhor;


Que as pessoas estavam mais humanizadas;


Que a fome e a miséria estavam sendo dizimadas;


Que o amor de Deus estava encontrando lugar nos corações humanos;


Que os idosos estavam sendo bem tratados e amados;


Que as crianças tinham um lar, uma família, saúde, alimentação e moradia;


Que em nenhum país falava-se em guerra;


Que havia assistência médica e hospitalar de qualidade;


Que os educadores não necessitavam deflagrar greve, pois eram bem valorizados;


Que os administradores do poder público tinham como prioridades as necessidades do povo;


Que a família estava sendo novamente a célula primordial da sociedade;


Que os pais respeitavam e dialogavam com os seus filhos;


Que marido e mulher eram fiéis e compreensivos uns com os outros;


Que os filhos atendiam os conselhos dos pais;


Que a natureza estava sendo preservada;


Que as pessoas frequentavam festas e bailes sem medo da violência;


Que todos os trabalhadores recebiam um salário digno e suficiente para sustentar os seus familiares;


Que as pessoas viviam e saíam de suas casas sem medo de assaltos;


Que os acidentes no trânsito haviam sido amenizados, porque todos os envolvidos tornaram-se prudentes e atenciosos;


Que as pessoas liam, ouviam e praticavam os ensinamentos da Bíblia Sagrada;


Que os poetas cantavam o seu amor à mulher idealizada;


Que os namorados enamorados admiravam a noite de luar fazendo planos;


Que os ex-presidiários voltavam ao seio da sociedade com uma profissão e regenerados;


Que os direitos, de todo e qualquer cidadão, eram respeitados;


Que todos os cidadãos cumpriam seus deveres;


Que os seres humanos não pensavam apenas em si mesmos, mas no bem coletivo;


Que as leis eram utilizadas para melhorar a vida das pessoas e não para escravizá-las;


Que os professores orientavam e preparavam seus alunos para a vida e o mundo do trabalho;


Que alunos e professores respeitavam-se mutuamente;


Que os estudantes eram interessados, criativos e críticos;


Que os médicos eram prestativos para com os seus pacientes;


Que os cientistas descobriam vacinas que preveniam os seres humanos dos piores males;


Que os escritores escreviam textos altruístas, a fim de melhorar a autoestima do ser humano;


Que os jornais, revistas e internet noticiavam acontecimentos maravilhosos e descobertas benéficas para a humanidade;


Que as igrejas estavam lotadas de adeptos pedindo PAZ no mundo e prontos para trabalhar em prol do Reino de Deus;


Que alunos e professores estavam conscientes de que a leitura abre as portas do conhecimento.


É provável que você tenha sonhado também com todas essas possibilidades, por isso ajude-me a realizar todos esses sonhos, desempenhando o seu papel de cidadão, ser humano, filho e filha de Deus que você é.

 

 

10 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


A felicidade em escrever é tão grande, que sinto o gosto de cada palavra que escrevo!

Agradeço a oportunidade que me é concedida, para escrever nesse Blog da grande editora @valletibooks !!!😍😍😍

Like

Pena um caderno tão importante, mas tão pouco lido. 😔

Like
bottom of page