top of page

BECO DOS POETAS Nº 73 —05/09/2024

Grandes textos, grandes poesias! Leiam, comentem, compartilhem!


Imagem criado com IA Midjourney
 

AUTOR LUIZ PRIMATI


LUIZ PRIMATI é escritor de vários gêneros literários, no entanto, seu primeiro livro foi infantil: "REVOLUÇÃO NA MATA", publicado pela Amazon/2018. Depois escreveu romances, crônicas e contos. Hoje é editor na Valleti Books. Em março lançou seu livro de Prosas Poéticas, "Melancolias Outonais" e o romance de suspense "Peter manda lembranças do paraíso" estará disponível em julho de 2024.

 

ALMAS DESENCONTRADAS


Meu amor, como dois ramos entrelaçados de uma árvore ancestral, nossos destinos pareciam traçados pelo bailado etéreo e enigmático do cosmos. Uníamo-nos como o sol e a lua, fundindo dia e noite, corações a pulsar em perfeita sincronia. Almas gêmeas, navegávamos juntos nas marés da paixão.


Todavia, vejo-me à deriva em um vasto oceano de lágrimas, onde ondas obscuras e tormentosas me afastam das doces reminiscências que juntos criamos. Nossa história, antes um belo quadro, se desbota lentamente, deixando atrás de si vestígios de mágoa e nostalgia.


As estrelas, antes cintilantes em nosso olhar, agora se apagam e a escuridão me envolve. Sussurros ao vento me fazem indagar se almas gêmeas seriam meras ilusões moldadas pelo desejo de encontrar refúgio no caos da existência.


Enquanto meu coração se fragmenta como um cristal partido, sua alma se eleva em busca de novos amores, de um novo lar. E me questiono: será que o destino manipula nossos corações, unindo e separando almas em um jogo cruel e caprichoso?


A certeza que resta é que o amor, é efêmero. Nossas almas estão condenadas a vagar separadas pela imensidão do cosmo, em busca de algo que talvez nunca encontrem: a eternidade no amor.


 

AUTORA STELLA GASPAR


STELLA GASPAR é natural de João Pessoa - Paraíba. Pedagoga. Professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. Mestre em Educação. Doutora em Educação. Pós-doutorado em Educação. Escritora e poetisa. Autora do livro “Um amor em poesias como uma Flor de Lótus”. Autora de livros Técnicos e Didáticos na área das Ciências Humanas. Coautora de várias Antologias. Colunista do Blog da Editora Valleti Books. Colunista da Revista Internacional The Bard. Apaixonada pelas letras e livros encontrou na poesia uma forma de expressar sentimentos. A força do amor e as flores são suas grandes inspirações.

 

AMANHECENDO ENTRE SUSSURROS


Despertamos

Na nossa conchinha mágica

Nos abraçando

E em sussurros

Estamos renascendo.


Sou a tua Flor de Lótus.

Enquanto meus sussurros

Não rimarem em ti

Revirarei o visível e o invisível.

E em pluralidades

Teu mundo amoroso, estará no meu.


Nossos sussurros ecoam

Grávidos de belezas.

Proponho adormecermos

E ao acordar, nos inspiraremos.

Com os sussurros dos poetas.


 

AUTOR SIDNEI CAPELLA


SIDNEI CAPELLA, natural e residente em São Caetano do Sul — São Paulo. Escreve textos poéticos, contos e mensagens, participou de algumas antologias. Grande parte dos seus textos são publicados na página do Instagram que administra. Utiliza a frase criada por ele: “Inspiração me leva a escrever sobre tudo, a inspiração vem de Deus, escrevo para o meu próximo, de modo a despertar sentimentos e mexer com suas emoções.”

 

NOITE DE AMOR


Sol da manhã que contagia

Transbordo de alegria

Com o corpo revigorado

Pele rejuvenescida

Esperança aguçada

Brilho no olhar

Como o brilho das estrelas

Noite perfeita

Do puro amor, correspondido...

Lençol molhado

A lembrança plena

Do começo

Com o abraço apertado

Do beijo molhado

Dois corpos colados

Como a força do imã.

Olho para o lado

Vejo a mais linda das lindas.

"Você"

Com o suspiro do amanhecer.


 

AUTORA LUCÉLIA SANTOS


LUCÉLIA SANTOS, natural de Itabuna-Bahia, escritora, poetisa, cronista e contista e antologista. Escreve desde os 13 anos. É autora do livro "O Amor vai te abraçar" e coautora em diversas coletâneas poéticas. Seu ponto forte na escrita é falar de amor e escreve poemas e minicontos infantis.

 

VOZES DO SILÊNCIO


Na madrugada fria

Somos eu e o silêncio

Uma breve calmaria

Aceleradamente penso...


Pensamentos aflitos

A lua no céu conspira

Em meio a conflitos

Por pouco, não se respira


Esse silêncio é um lar

Ele me abraça suave

Posso chorar, soluçar...

Antes que tudo se acabe


As linhas que escrevo

Enquanto sangra o coração

Com elas eu percebo

Quão bom é a solidão...


 

AUTORA LILA LEITE


ELIANA ROCHA, da cidade de Brumado, interior da Bahia. Licenciada em Letras Vernáculas pela UNEB - Universidade do Estado da Bahia; Pós graduada em Psicopedagogia, pela FACINTER -  Faculdade Internacional de Curitiba. Professora aposentada, atualmente Coordenadora da Escola Particular "O Pequeno Príncipe" - Brumado.

 

TEMPESTADE INTERIOR

Guardei dentro de mim, a menina que brincava na chuva, corria nas calçadas de pés descalços, apertava as campainhas das casas, brincava de roda e amarelinha. Me transformei em uma mulher cheia de dores, dissabores e saudade.

Aquela que ama, que chora, que às vezes conquista, outras vezes fracassa, que cai muitas vezes, mas levanta muito mais forte, não se deixa abater... Sei lá... Talvez seja só uma tempestade interior... Quem sabe não seja saudade, vontade de voltar atrás ... Àquele tempo que eu era feliz e não sabia.

A gente só descobre que já foi feliz, quando sente falta de tudo de bom que a gente teve um dia e perdeu no meio do caminho.


 

AUTOR ANDRÉ FERREIRA


ANDRÉ FERREIRA, 46 anos, solteiro, é natural de São Paulo, cidade onde vive até hoje. De religião cristã, André valoriza profundamente os ensinamentos de sua fé. Filho de Elza, uma paulistana determinada, e de Luís, um bon-vivant, André foi criado com amor e sabedoria por sua avó Maria, a melhor das avós. Apaixonado por atividades físicas, André também aprecia uma boa conversa, a leitura de livros enriquecedores, além de se encantar com a arte e a poesia.


 

NOITES DE VERÃO


Naquela noite de verão

olhando para céu

e para imensidão

eu me deparei

com a desilusão,

e com clareza,

eu cheguei à conclusão

que hoje eu sou

um passageiro da solidão,

por não ter resistido

àquela tentação,

e por ter cometido

o pecado da traição.


Eu cometi

um dos maiores

erros da minha vida,

não valorizei a mulher

a quem eu jurei cuidar,

e desrespeitei a mulher

a quem eu jurei respeitar

nos pés do altar

a mulher que sempre

esteve ao meu lado lutando

e batalhando comigo,

a mãe dos

meus três filhos.


A mulher que

sempre me cuidou,

a mulher que

nunca me enganou

a mulher que a família

sempre se dedicou,

a mulher que

sempre me amou,

e que diante

da dor não suportou

a mentira e a falta

de caráter

e não me perdoou

e se libertou.


Enfim, depois

de dois Drinks

e de uma 1h de prazer,

hoje sentado

nessa mesa de bar

bebendo o meu

Chopp gelado

numa noite linda

de verão,

eu vivo com

uma dor constante

no coração

e sobrevivo

com o vazio

da solidão.


 

AUTORA ARELY SOARES REIS


ARELY SOARES REIS nasceu em Caxias, Maranhão, e é uma talentosa profissional da língua: professora de Língua Portuguesa e Inglesa, além de suas respectivas literaturas, escritora, revisora textual e tradutora (Inglês - Português). Com um talento para a escrita que emergiu aos 11 anos, Arely recorda: "bastou tocar na caneta e no papel, já nascia ali uma poesia". Autointitulada "Poetisa da Noite", ela revela: "achava que a madrugada fosse feita para dormir, me enganei. Nela escrevo à beira dos meus sonhos, até agarrar no sono". Arely é uma leitora ávida, apaixonada por romances e poesias, e tem uma sede insaciável por novas experiências culturais, seja conhecendo pessoas, lugares, artes ou músicas. Ela se descreve como um ser humano pleno de fé, amor e esperança. Seu trabalho literário inclui participações em diversas antologias e revistas, como "Um Grito A Cor da Pele" (Editora Brunsmarck), "Ser Tons - Tons do Nordeste" (Ed-In Vitro), "Revista Entre Versos" (1ª e 2ª edições, Diego Maltz), "The Bard" (com publicações em mais de quatro edições, J. B Wolf) e a antologia "Coletivo Nua Palavra". Além disso, Arely tem presença ativa em podcasts e canais literários no YouTube.

 

 

PUPILA


As folhas

Leves caídas

No rosto,

Trazem de volta

Os sonhos

Adormecidos.

As memórias

Do verão aquecido.

Há muito para se vê,

Mas só quero enxergar.

O luar abrirá o peito,

Ao entrar por suas ruas

No descobrir das estrelas

O amor de ti fluas,

Como uma alma

Que se eleva

De flores,

E revela os amores.

Pela pupila

De um coração

Perdido

Paisagens a deslindar,

Um olhar é viagem,

Um mundo a navegar.


 

AUTORA ZÉLIA OLIVEIRA


ZÉLIA OLIVEIRA é natural de Fortuna/MA, reside em Caxias-MA, desde os 6 anos. É escritora, poetisa, antologista. Pós-graduada em Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Professora da rede pública municipal e estadual. Membro Imortal da Academia Interamericana de Escritores (cadeira 12, patronesse Jane Austen). No coração de Zélia, a poesia ocupa um lugar especial, gosta de escrever, afinal, a poesia traz leveza à vida. Publica no Recanto das Letras, participa com frequência de antologias poéticas, coletâneas, feiras e eventos literários. É organizadora e coautora do livro inspirador "Poetizando na Escola Raimunda Barbosa". Coautora do livro “Versificando a Vida”.

 

ESPERANÇA


O dia acorda

Trazendo expectativas...

A alegria de viver

Renova-se a cada amanhecer.


A esperança

Infla a alma,

Festejando a vida,

Trazendo calma.


As asas do coração se abriram

Despertando sonhos,

Abraçando a esperança.

Tranquiliza o espírito agitado

Das adversidades

E restaura a confiança.


 

AUTORA MARINALVA ALMADA


Marinalva Almada é diplomada em Letras Português/Literatura e com uma pós-graduação em Alfabetização e Letramento pelo CESC/UEMA, encontrei no ensino a oportunidade de semear conhecimento e despertar amor pelas palavras. Sou professora nas redes públicas municipal e estadual. Tenho como missão transformar vidas através da educação e da leitura literária. Deleito-me com a boa música, a poesia, a natureza, os livros e as flores, elementos que refletem em mim uma personalidade multifacetada. Escrevo regularmente no Recanto das Letras, participo com frequência de concursos literários, antologias e feiras literárias. Em 2023 realizei o sonho de publicar pela Valleti Books, o livro Versificando a vida, juntamente com as amigas Cláudia Lima e Zélia Oliveira.

 

LAZER


O lazer é revigorante,

Deixa a vida muito mais interessante.

A vida não é só trabalho.

Tire tempo para você.

Viva com prazer!


 

AUTORA SIMONE GONÇALVES


Simone Gonçalves, poetisa/escritora. Colaboradora no Blog da @valletibooks e presidente da Revista Cronópolis, sendo uma das organizadoras da Copa de Poesias. Lançou seu primeiro livro nesse ano de 2022: POESIAS AO LUAR - Confissões para a lua.

 

TOQUE DE MAGIA


Toque de magia

Tens teu olhar

Que me incendeia numa louca paixão

Sem limites...

Toque de magia

Tens teu corpo

Que me prende feito a força do mar

Sob as ondas que quebram ao luar

Na intensidade da entrega...

Toque de magia

Tens teu beijo

Que me afoga de desejos

Me satisfaz como a noite que chega

Sem pedir licença ao céu

Transbordando sua magia que hipnotiza

A mais secreta estrela

Que se esconde no infinito do universo...


Toque de magia...

Um mistério a se desvendar

A cada encontro nosso

Sem limites para amar...


 

AUTOR WAGNER PLANAS


Wagner Planas é nascido em 28 de maio de 1972, na Capital Paulista, estado de São Paulo, Membro da A.I.S.L.A — Academia Internacional Sênior de Letras e Artes entre outras academias brasileiras. Membro imortal da ALALS – Academia Letras Arttes Luso-Suiça com sede em Genebra. Eleito Membro Polimata 2023 da Editora Filos; Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Mairinque pelo vereador Edicarlos da Padaria. Certificado do presidente da Câmara Municipal do  Oliveira de Azemeis de Portugal. Autor de mais de 120 livros entre diversos temas literários, além de ser participante de 165 Antologias através de seu nome ou de seus heterônimos.

 

ENCANTO CREPÚSCULO


por Horando Almeida Prado


Sou um pescador de sorte,

Chegando ao Crepúsculo da manhã,

Olhar para o céu, no sentido Leste e Norte,

Desfrutando do capuchino com avelã.


Monto do meu equipamento,

Para pecar no raiar do dia,

O pescado é minha alegria,

Alivia dor e sofrimento.


E logo sai a primeira “batida”,

A fisgada toda certeira,

Isca que peixe não resista.


Corre linha e tempo... Persista,

O tempo voa, peixe faz carreira,

No almoço, este peixe é a pedida.

 

 


17 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1件のコメント


Stella Gaspar
Stella Gaspar
há 6 dias

Amo todos os poemas, uma beleza em uníssonos! ❤️

いいね!
bottom of page